Diferenças de baterias...


A bateria de níquel cádmio (também conhecida pelo seu acrônimo NiCd utilizada em baterias e pilhas recarregáveis Já a Bateria de Íon de lítio trata-se de um outro tipo de batéria e bem mais moderna tecnologicamente falando.


As pilhas NiCd são geralmente mais baratas, porém têm menor tempo de vida útil, além de menor capacidade de carga, e podem sofrer de um problema chamado "efeito memória". Quando isso ocorre, a pilha deixa de ser carregada totalmente por sua composição química dar sinal de que a carga está completa. Para entender melhor, imagine que uma pilha tem um efeito memória que atinge 10% de sua capacidade. Isso indica que sua carga será de 90%, pois a pilha indicará que os 10% restantes já estão carregados.



As baterias de íons de lítio armazenam  três vezes mais que uma bateria de níquel cádmio (ou NiCd). Outra diferença da bateria de íons de lítio é a ausência do efeito memória (não vicia), ou seja, não é preciso carregar a bateria até o total da capacidade e descarregar até o total mínimo, ao contrário da bateria de NiCd.



Também existe a baterias de Ni-MH (Níquel metal-hidreto) que sofrem do efeito memoria mais fraco,
aguenta uma quantidade mediana de Ciclos de recarga (cerca de 400), tem mais ou menos 40% mais carga que as de Ni-Cad, são o padrão em pilhas recarregáveis, são as mais baratas e com o melhor custo beneficio para eletrônicos menores (como câmeras digitais, mp4 e mp3 players e até diskmans se você tiver algum. Por não possuírem metais pesados elas são consideradas ecologicamente corretas.