Certificado de Homologação do Baofeng UV 5R

19 comentários:

Carlos Eduardo Gomes disse...

BOm dia amigo, recebi seu post sobre a homologação do ht baifeng, esta homologação tem algum custo ou basta levar na ANATEL e eles fazem ela.

helinho itapeva sp disse...

esse certificado é falso o baofeng uv5r não é homologado pela anatel

Eduardo disse...

Olá!!!

Foi fácil conseguir a homologação??? Custo???

Grato!!!

Eduardo

Eduardo disse...

Olá!

Foi fácil obter a homologação??? Qual foi o custo???

Abraço!!!

Unknown disse...

Como faço para iniciar o processo de homologação do meu Baofeng GT - 3TP?

Unknown disse...

Como faço para iniciar o processo de homologação do meu Baofeng GT - 3TP?

Unknown disse...

Como faço para iniciar o processo de homologação do meu Baofeng GT - 3TP?

Jefferson disse...

Olá, gostaria de saber qual a diferença do UV-5r pro UV-5ra e se essa homologação também serve pro UV-5ra.

Unknown disse...

Também serve pra o Baofeng UV 5RA?

Unknown disse...

Olá a Todos. Primeiramente vc tem que se cadastrar no site da Anatel e Depois pedir para liberar o campo Homologação. Tenho o manual de como proceder, mande-me um e-mail ok.

O processo de Homologação não é fácil,trabalhoso e precisa estar com todos os documentos salvos em PDF para ser enviado. Quando iniciado o processo, não pode parar, tem que concluir. Fotos do seu Radio, frente, traseira, laterais, Bateria e periféricos no caso HTs, tirem a Bateria. RG e CPF e Comprovante de Residencia. Fazer uma Declaração, escanear e salvar em PDF.
Lembre-se, vc tem que ser Radioamador.

73 a todos

py2exv@hotmail.com
Carlinho Bauru-sp

Rodrigo Fonseca disse...

Em fevereiro de 2017 entrei em contato com a Anatel por meio do sistema Focus para perguntar se é possível homologar equipamentos Baofeng, dando como exemplo o modelo UV-5R. Em caso afirmativo, questionei quais seriam as etapas e documentos requeridos para a homologação/certificação do aparelho, para que o mesmo possa ser utilizado legalmente no Brasil.

Recebi a seguinte resposta:

"Prezado Senhor,
A obrigação de certificar um produto é do fabricante, quando for nacional, ou do representante comercial do fabricante no país, quando este for estrangeiro. As informações sobre certificação e homologação de produtos podem ser obtidas diretamente no Portal da Anatel: www.anatel.gov.br, aba “Setor Regulado”, menu "Certificação de Produtos", submenu "Orientações para Certificar Produtos".
O Regulamento para Certificação e Homologação de Produtos para Telecomunicações, aprovado pela Resolução nº 242/2000, estabelece que a emissão do documento de homologação é obrigatória para fins de comercialização e utilização, no Brasil, de produtos para telecomunicações. Para tanto, esta Agência delegou aos Organismos de Certificação Designados (OCDs) a condução dos processos de avaliação da conformidade de produtos para telecomunicações e a expedição dos certificados correspondentes (certificação), pré-requisitos necessários à expedição da respectiva homologação, pela Anatel, para fins de comercialização e utilização legal desses produtos no Brasil. Maiores informações podem ser obtidas no submenu "Organismos de Certificação Designados (OCDs)".
Atenciosamente
Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações"


AVIVAMENTOPLAY disse...

O BAOFENG POSSUI SIM HOMOLOGAÇÃO INTERNACIONAL CONSULTA O SITE FCC, https://www.fcc.gov/, PODE USAR SEM PROBLEMAS, MAS PRA ISSO VC TEM QUE SER RÁDIO AMADOR.

Unknown disse...

Sim esta homologado sim .

Unknown disse...

ainda é necessário homologar com a Resolução da Anatel nº 686, de 13 de outubro de 2017?

Anônimo disse...

Rádio não homologado!

Anônimo disse...

A homologação de QUALQUER TRANSCEPTOR, portátil ou não, não é "HERDADA"... Em outras palavras, todo proprietário, tem a OBRIGAÇÃO de homologar seus equipamentos UM A UM, pagando a "módica" taxa de R$ 200,00... O que inviabiliza a homologação de equipamentos baratos...

Existem hoje, APENAS DOIS BAOFENG UV-5R homologados por seus donos no Brasil. Tal fato, não homologa os demais Baofeng do Brasil "por tabela"...

Outra coisa... Homologação particular, NÃO É TRANSFERÍVEL, ou seja, se você comprar um rádio que foi homologado por seu proprietário anterior, terá de HOMOLOGAR NOVAMENTE e vai "morrer" com mais DUZENTOS MERRÉIS...

Só existe uma homologação transferível... É a homologação COMERCIAL/INDUSTRIAL, que existe quando você compra um aparelho que foi homologado pela indústria ou ainda pelo comerciante que te vendeu. Nesses casos, o aparelho vem com a etiqueta da Anatel colada nele. Mas há pouquíssimos vendedores que fazem essa homologação e em geral um aparelho nessas condições, CUSTA O DOBRO...

Quem quiser se arriscar e levar um Baofeng no carro, pode TENTAR convencer um policial desse MITO da homologação por tabela... Se ele se convencer, ótimo... Do contrário, diga adeus ao rádio e se prepare para multa e processo.

Hoje, a Anatel não fiscaliza em larga escala, por falta de efetivo, mas as blitz, estão sendo feitas sempre com reforço policial e com a presença de um fiscal da Anatel. Exatamente para quebrar a tentativa de "miguelar o guarda"...

Estou com o processo de homogação do meu Yaesu "de painel" em tramitação.

Como tudo no site da Anatel, tá longe de ser uma coisa fácil de fazer, mas também não é impossível. Dispensa despachantes, labres etc...

P.S.: Tá cheio de espertinho que baixa da Internet o modelo da etiqueta, imprime a cores e cola no aparelho... Se fosse fácil assim, tava bom... Na prática, não basta ter essa etiqueta... É necessário levar junto com a licença da estação, o CERTIFICADO DE HOMOLOGAÇÃO..

Anônimo disse...

https://sistemas.anatel.gov.br/sgch/HistoricoCertificado/Homologacao.asp?NumRFGCT=618318&idtHistoricoCert=10573282

Unknown disse...

Gostaria de saber se alguém possui em pdf ou arquivo normal o certificado internacional da fcc e possa me enviar pois caiu em exigência no cadastro por favor quem tiver e puder enviar desde já agradeço!!!

Unknown disse...

Gostaria de saber se alguém possui em pdf ou arquivo normal o certificado internacional da fcc e possa me enviar pois caiu em exigência no cadastro por favor quem tiver e puder enviar desde já agradeço!!!